Menu Toggle
Notícias 13 dezembro 2024

RTP lança "O Americano" – o novo western à portuguesa

A história de Faustino Cavaco, que cometeu mais de 30 assaltos e, em 1986, protagonizou uma das fugas mais sangrentas de prisão no nosso País, é contada de forma envolvente, convidando subtilmente o público a (re) viver o clima de tensão que se vivia no Algarve às vésperas da entrada de Portugal na CEE.


Com realização de Ivo M. Ferreira e argumento do próprio em conjunto com Bruno Vieira de Almeida e Hélder Beja, “O Americano” é um drama de acção , baseado no livro Vida e Mortes de Faustino Cavaco que combina factos reais com ficção, retratando não apenas os assaltos e a fuga da cadeia, mas também a investigação criminal e os dias de cárcere.


Já considerada uma das melhores séries nacionais de 2024, diferencia-se pela abordagem de temas sensíveis de forma cuidada, mas eficiente. Sem cair em estereótipos de época, a série conduz, ao longo de 8 episódios, a atenção do espectador num enredo empolgante e personagens complexos.


O elenco é um dos grandes trunfos desta série, com atuações de peso de Ivo Canelas, Adriano Luz, Jani Zhao, Carloto Cotta e João Estima que brilha no papel de Faustino, trazendo uma aura magnética e misteriosa ao personagem. Dezenas de actores, como Afonso Pimentel, Vera Moura, Ana Bustorff, Adriano Carvalho, Zeca Medeiros, Rui Morisson, transformam papeis mais pequenos em grandes desempenhos.


Ivo M. Ferreira, conhecido pelo seu trabalho em Cartas de Guerra, Sul, entre outros, recorre com mestria a avanços e recuos espacio-temporais o que confere a esta obra de ficção um dinamismo aliciante sem perder a densidade narrativa que se pretende.


Um produto 100% português, O Americano tem estado a ser muito bem recebido pelo público e pela crítica, com uma narrativa que se desvia habilmente dos clichés fáceis e sendo comparada favoravelmente a produções internacionais.


Esta série, filmada no Algarve, Santarém e Lisboa, foi produzida com o apoio financeiro do ICA, PIC, RTP e Câmara Municipal de Lisboa e a colaboração do Loulé Film Office e Município de Santarém.