Estreia mundial de Maria Vitória na Competição Oficial do Festival Internacional de Cinema de Tóquio
Maria Vitória, a primeira longa-metragem de ficção do realizador português Mário Patrocínio terá a sua estreia mundial na Competição Oficial do Festival Internacional de Cinema de Tóquio, que decorre de 27 de Outubro a 5 de Novembro.
O TIFF é o maior e mais prestigiado festival de cinema do Japão, acreditado pela FIAPF desde a sua criação em 1985. Realiza-se anualmente no coração de Tóquio e constitui uma plataforma central de encontro entre o cinema mundial e a indústria asiática.
A Competição Oficial reúne estreias internacionais de realizadores consagrados e emergentes, a par de secções dedicadas ao cinema japonês contemporâneo, ao cinema asiático, à animação e a retrospectivas.
O filme, protagonizado por Mariana Cardoso, Miguel Borges e Miguel Nunes, foi filmado em Dezembro de 2024 na zona da Serra da Estrela e será apresentado no festival com a presença do realizador e dos actores.
Mário Patrocínio, autor de documentários premiados internacionalmente como Complexo – Universo Paralelo (n.º 1 de bilheteira em Portugal, vencedor de Melhor Longa Internacional no Artivist Film Festival) e I Love Kuduro, estreia-se agora na ficção com Maria Vitória.
Uma produção APM – Actions Per Minute, em associação com BRO Cinema, com o apoio financeiro do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, PIC Portugal – Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, RTP – Rádio e Televisão de Portugal, e da Câmara Municipal de Manteigas.